segunda-feira, 2 de julho de 2012


Aprenda lidar com a inveja

A inveja infelizmente é um sentimento que encontramos constantemente em nosso dia-a-dia, pelos mais diversos motivos. Embora não admitam, todo mundo, ou quase todo mundo sente algum tipo de inveja.
Desde que o mundo é mundo, as pessoas sentem inveja umas das outras. Se, por um lado a inveja pode ser um sentimento bom que nos motiva a buscar sempre um crescimento, seja ele pessoal ou material, por outro lado pode provocar sérias consequências. O caso mais antigo de inveja de que se há registro, é o do assassinato de Abel por seu irmão Caim. Entretanto, hoje em dia não podemos nos deixar levar por esse aspecto negativo da inveja, levando tudo às últimas consequências.
Um ótimo exemplo pode ser visto  dentro das empresas. Imagine que há um colega de trabalho que recebeu uma promoção, ou uma bonificação pelos serviços prestados à empresa. Não é errado sentir inveja dele. Pelo contrário, se for uma inveja “saudável”, ela pode estimulá-lo a buscar esse crescimento. “Se fulano conseguiu ser promovido, eu também consigo e vou me esforçar pra isso!”, você poderia pensar.
Mas também existem pessoas que possuem outros tipos de inveja além daquela que vemos por motivações de ordem financeira, como a inveja do corpo atlético de outras pessoas, do rosto, roupas, e até dos relacionamentos amorosos. Chega a ser inacreditável como existem pessoas invejosas, dá até calafrios reparar nos olhares. O invejoso passa a cobiçar tudo o que traz felicidade ao outro, superestimando a alegria alheia. È como se estivesse olhando para o próximo com uma lente de aumento. Assim sendo, devemos lidar com inteligência com este tipo de pessoa. Não ficar se gabando de seus feitos e conquistas é um ótimo primeiro passo, e fingir que nem reparou que ele (o invejoso) está no mesmo lugar que você também pode ajudar. Mas tome cuidado! Não ignore essa pessoa, nem a trate mal. O mais correto a fazer, é ignorar o sentimento de inveja produzido e alimentado por ela.
O mais importante é agir naturalmente, como se nada estivesse acontecendo. Seja você mesmo. Evite falar das pessoas que demonstram inveja, pois no final das contas, todas as pessoas têm suas qualidades e defeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário